História

O vinagre é uma substância líquida e ácida através da fermentação acética do vinho, de bebidas alcoólicas, alguns cereais e de frutas (ex. maçã).

A palavra vinagre deriva do francês “vin” que significa vinho e “aigre” que significa azedo. Pois esta raiz prevaleceu quase em todas as línguas (vinager, vinaigre, vinagre), com excepção da italiana “aceto”. O vinagre não era apenas de vinho, o de tâmaras no Oriente Médio é o primeiro que se tem notícia. No Japão e na China, secularmente, usa-se o vinagre de arroz.
Na antiguidade era produzido pelos egípcios, gregos, indianos e persas. Além de ser usada como tempero ácido e picante era também apreciado como um por ter um aroma refrescante. Para estes povos, o vinagre era uma forma de conservar a carnes, peixes, legumes, picles, conservas e transportar os alimentos perecíveis para vários sítios do mundo. Este é um dado muito importante uma vez que na Idade Média, não existia geladeiras e processos de conservação como na actualidade. Esse tipo de utilização do Vinagre, com o passar do tempo tornou-se hábito.

Há até uma análise teológica sobre o simbolismo de Jesus Cristo ter bebido vinagre na cruz. Na realidade, extremo desgaste físico de Jesus e naquele momento, lhe foi oferecido vinagre, para permitindo assim o ritual se prolongasse por mais tempo. Existiram soldados persas e romanos que marchavam por meses seguidos e, às vezes, por anos em território, consumindo muitas vezes, água e alimentos em condições precárias. Por isso todos carregavam um recipiente com Vinagre para que nas horas de necessidade, esse Vinagre fosse misturado à água e também aos alimentos, para assepsia e combate, por exemplo, ao vibrião da cólera[1].

Na Idade Média o vinagre estimulava o metabolismo do ser humano, pois era usado para tratar da sua saúde, porque o ácido acético estimula a produção de enzimas digestivas, o que acarreta um melhor aproveitamento das substâncias nutritivas pelo organismo. Na idade média tinha-se uma preferência pelas comidas ácidas, por causa do seu toque de acidez.


[1] Género de bactérias com forma curva ou dobrada.

Anúncios
%d bloggers like this: