cozinhar com vinagre e conservação

O vinagre tem mais funções do que possamos pensar, como por exemplo, poderá ser usado na confecção de chutneys, saladas, no tempero de peixe e na confecção de algumas sobremesas. Para além de poder melhorar o sabor, pode também conservar os alimentos, evitando que estes se estraguem e mantendo não destruam o seu aspecto são, e até mesmo melhorar a aparência da comida, antes e depois de confeccionada.

Neste capítulo mostro muitas maneiras de utilizar o vinagre na cozinha.

Condimentos: antes que termine o ketchup, adicione um pouco de vinagre para que este dure mais. Essa técnica funcionará para outros condimentos também.

Ovos: É possível cozinhar um ovo partido adicionando uma colher de sopa de vinagre em água fervente. O vinagre evitará que a clara se separe da gema. Quando cozer um ovo junte vinagre à água, para que a casca saia mais rapidamente.

Peixe e frutos do mar: adicione uma colher de sopa ou mais de vinagre ao fritar ou ferver peixe para reduzir o gosto e o cheiro fortes e manter o peixe macio.
Para manter o peixe branco, deixe-o descansar numa mistura de água e 2 colheres de sopa de vinagre.
Frutas e legumes: ao cozinhar frutas, adicione uma colher cheia de vinagre para melhorar o sabor e o aspecto ou até mesmo para que fiquem mais bem cozidos.

Ao fazer puré de batata, adicione uma colher de sopa de vinagre, depois de ter usado leite suficiente. Isso ajudará a manter as batatas brancas. Amasse-as até obter a consistência desejada.
No molho de tomate ou numa sopa, adicione uma ou duas colheres de sopa de vinagre um pouco antes de concluir o processo de cozimento, para que os sabores fiquem mais apurados.

Mais usos do vinagre na cozinha

Para além de fazer maravilhas ao cozinhar e assar, o vinagre é útil de outras maneiras. Pode ser usado na conservação de alimentos.
Conservação de alimentos

Queijo: embrulhe o queijo que sobrou num tecido com vinagre e armazene-o num recipiente hermético. Isso evitará que o queijo fique com cheiro a mofo e se torne duro demais.

Frutas e legumes: para não deixar que os legumes murchem, como os espinafres ou as alfaces, mergulhe-os em água e adicione vinagre.

Pode também optar por colocar os legumes ou frutas num frasco com bastante vinagre para poder conservá-los.

Substitutos de receita

Nada é mais frustrante que quando estamos cozinhando e percebe que há um ingrediente faltando. O vinagre pode ser usado como um substituto de alguns ingredientes que seja ácidos.

Caso numa receita estiver para substituir algum ingrediente que seja ácido e não tem em casa pode colocar um pouco de vinagre de maça.
Vinho: É possível usar vinagre em vez de vinho em qualquer receita, se misturado com um pouco de água.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: